11 Janeiro 2008

O pós-operatório



A CICATRIZ
A cicatriz deixada pela cirurgia é ao contrário da mamoplastia redutora um ponto de menor importância, já que em casos selecionados esses podem ser realizados com incisão em torno da aréola, ficando bem disfarçada ou mesmo quando necessária à incisão submamária esta é de pequeno tamanho e geralmente tem boa evolução. Excepção se faz àqueles casos em que existe queda das mamas associada, que para sua correcção há a necessidade de retirada de pele deixando uma cicatriz vertical na mama.

ALTERAÇÃO NA SENSIBILIDADE DO MAMILO E AURÉOLA
No pós-operatório algumas pacientes podem apresentar diminuição variável da sensibilidade do complexo aréola-mamilar na maioria das vezes esta alteração tarda de um a seis meses para desaparecer. Em raros casos esta é permanente.

A PRESENÇA DA PRÓTESE
A presença da prótese como já foi indicado cientificamente não provoca câncer ou doenças reumáticas. Seu inconveniente é a formação da capsular em torno dela a possível contratura desta. Levando à distorção da forma das mamas, o que leva a necessidade de troca das próteses abaixo. Com as modernas técnicas cirúrgicas e a melhoria da qualidade das próteses a incidência deste problema diminui de maneira drástica nos últimos anos, chegando a 2% nas pesquisas mais recentes.
A prótese pode ser colocada abaixo do músculo peitoral. Nesta localização a incidência de contratura capsular é menor, o exame físico das mamas e a mamografia são menos alterados pela prótese e o resultado é mais natural já que o músculo cobre a prótese no seu pólo superior e o resultado é medial disfarçando as bordas da prótese, porém em seu pólo inferior e lateral estas bordas poderão ser palpáveis ou mesmo visíveis.



O procedimento quando realizado por um profissional habilitado é um procedimento seguro. Porém pode apresentar algumas complicações de ordem local, mais freqüentemente coleção de líquidos sobre a pele, conhecidos como seromas ou hematomas, que deverão ser drenados no pós-operatório.Para reduzir os riscos destas complicações você deverá seguir estritamente minhas orientações.

Período de convalescença:Durante o seu repouso em casa, você deverá movimentar-se com cautela, procurando evitar esforços físicos.Sua higiene será a mesma que você vem levando normalmente, para banhar-se retire o sutiã pós-operatório e procure não molhar o curativo nos três 1º dias, após isto quando este for retirado, as incisões poderão ser lavadas normalmente com água e sabonete.
Os pontos deverão ser retirados entre sete a dez dias após a cirurgia.Porém a cicatriz será coberta com micropore por mais de 60 dias, trocados semanalmente.Durante esse período medidas para melhorar a cicatriz poderão ser utilizados, porém lembre-se, a principio toda cicatriz apresenta-se um pouco vermelha e elevada e a mesma demora de seis meses a um ano para clarear e torna-se discreta, portanto seja paciente.

Após os sete dias iniciais serão você poderá retorna gradualmente ás suas atividades.Seu retorno ao trabalho dará entre 7 a 15 Dias após a cirurgia.Você poderá dirigir após 10 dias de cirurgia.Suas atividades físicas serão liberada após 30 dias da cirurgia.No caso de retirada de pele o repouso será um pouco mais severo.

A partir de sete dias iniciais serão iniciadas massagens nas mamas a ser realizadas por você mesma no sentido de se evitar a contratura capsular.Como esta complicação pode ocorrer em qualquer momento do pós-operatório, esta massagem deverá ser realizada rigorosamente enquanto suas mamas estiverem preenchidas pelas próteses.Nos primeiros três meses ela será realizada quatro vezes por dia, após isto, uma a duas vezes serão suficientes.
Exposição solar direta poderá ser realizada com 40 dias.Um creme hidratante também deverá ser usado sempre que possível a partir do segundo dia pós-operatório.Você poderá dormir de bruços apenas 20 dias depois da cirurgia.Após 10 dias poderá dormir de lado.

Lembre-se o resultado pós-operatório depende em muito dos seus cuidados consigo mesma.
Este resultado só será considerado definitivo após pelo menos três meses do procedimento.
Não se esqueça as mamas dificilmente são iguais, o que ocorre é que tudo é feito para que ambas sejam o mais semelhante possível entre si, porém perfeita simetria muito dificilmente é atingida após a cirurgia, principalmente naqueles casos onde já existia uma assimetria mamaria ou torácica prévia.

Seja paciente e compreensiva e aguarde o resultado e o amadurecimento da cicatriz que normalmente tarda seis meses para aclarar.

29 comentários:

Mariana disse...

Olá! Fiz minha mamoplastia de aumento a quase 1 mes, mas ainda sinto dores e não sei se isso é normal...fui operada em Portugal (Porto) mas moro na Suiça (complica tudo) fiz tudo exatamente como o médico disse mas as dores continuam em cima do busto e nas costelas, muito estranho nao?!? queria saber se aconteceu isso a outra pessoa para eu me sentir um pouco aliviada...15 dias depois da cirurgia tive uma consulta e disse lhe que notava se uma diferença de tamanho entre as duas mamas o que nao tinha antes da cirurgia e o médico falou que uma (a esquerda) ainda estava inchada com um bocado de liquido e que ela ficaria como a direita, mas ja la vai 1 mes e elas continuam com essa diferença e isso sem falar que a esquerda sinto a protese ao mexer me e na mama direita nao (o que é bem mas agradável) a protése foi colocada em frente ao musculo.
Resumindo: minha mama esquerda está maior, sinto a protése quando me movimento e ela está tbm mais mole. A mama direita (que segundo o médico a mama esqueda ficará igual e ela) está menor, e nao sinto a protese.
Como fica complicado de ir pra Portugal outra vez pq tenho um filho pequeno, é toda uma organização se alguma de vocês passaram por algo parecido me digam por favor.
beijinhos a todas ;)

Anónimo disse...

Fiz cirurgia de mama dia 25/10/10. Não senti nenhum tipo de dor, a não ser nas costas devido ao tempo que fiquei na Clínica deitada de barriga para cima. Foi super tranquilo, desincharam rapidamente, fiz somente 07 sessões de drenagem. Procurei um por um médico conceituado, membro titular da Sociedade Brasileira de cirurgia plástica (importante) e paguei um preço justo. 7.500,00 + 1800,00 da prótese. Estou muito satisfeita com o resultado; Estou usando a pomada Kelo cote (recomendo. custo + ou - 100,00 15 gramas, mas vale a pena) na cicatriz (pela auréola).

Anónimo disse...

Oi Mariana, Fiz minha uma cirurgia de aumento em julho de 2009 e correu tudo bem, porém como você tambem sentia minha protese na mama esquerda quando me abaixava porém não dei atenção e após quase um ano comecei a notar uma diferença de tamanho entre elas (a esquerda ligeiramente maior), até que a protese começou a sair e agora depois de 3 meses nesse sofrimento tive que fazer a retirada da mesma, fiquei muito triste e me senti totalmente desorientada alem de ter que tomar muitos antibióticos e passar por alguns médicos inescrupulosos.

Então se quer um conselho, mesmo passado bastante tempo procure o medico que te operou e solicite um acompanhamento com ressonancia, pois a gente quer ficar bonita e como as cirurgias são cada vez mais difundidas como simples, abaixamos a guarda. Mas um descuido e você pode passar por momentos desagradáveis como eu passei.
Espero ter ajudado,

Patricia

Roseli disse...

Fiz minha cirurgia de aumento e de retirada de pele colocando 280ml de protese de silicone. Foi com anestesia local com sedação. Meu seio era tamanho pp mas só de pele caída. Foi tudo muito tranquilo, a cirurgia demorou duas horas e meia, fiquei mais duas horas em observação e voltei pra casa. Fiz em presidente prudente sp com o dr flavio fernandes. Me sinto otima'minhas mamas estão lindas com tamanho 42. Tenho seguido todas as orientaçoes médicas. Sinto meus seios muito naturais,mesmo com 21 dias. E não tive problemas como as outras meninas, todo cuidado e pouco. Procurem novamente os medicos k fizeram as cirurgias. Roseli

Anónimo disse...

Oi mariana eu tenho a mesma sensacao na mama esquerda tenho 2 semanas de operada, vc como esta?teve problemas com sua protese?

Anónimo disse...

Bom dia.. eu fiz mamoplastia de aumento ha 4 meses e meus seios estao lindos e provavelmente ja desinchados, porém o que vem me incomodando é a sensibilidade na aureola (bico) dos seios, são bem sensiveis, e as vezes sinto umas pontadas nos dois seios, será que isso é normal? Meu médico é de outra cidade, e pra consultar so daqui a 2 ou 3 meses. Como mencionei, visivelmente ele esta perfeito, mas e essa dor? Se algum puder me dar uma luz eu agradeço! Me chamo Priscila.

Anónimo disse...

Fiz minha cirurgia faz exatamente 7 dias, hoje tenho consulta com meu médico. Durante o dia passo bem, mas a parte horrível é levantar da cama, não consigo sozinha, meu marido tem que apoiar minhas costas e me ajudar, mesmo assim, me dá uma dor muito forte bem no esterno, esse osso bem no meio dos seios. Hoje vou ver se isso é normal ou não. Acho q tbm me passei um pouco nos movimentos com os braços... não consigo ficar muito quieta.

Anónimo disse...

Patricia

E o que foi que o médico te disse? Qual foi o problema? A prótese "começa a sair" depois de um ano!! Nunca tinha ouvido falar numa coisa dessas!

Raquel

Anónimo disse...

Eu estou quase com 2 semanas de pós operatório e a principio senti a protese na mama esquerda (fiz via axiliar, por cima do musculo), agora já nao a sinto e o peito está mais mole do que o direito. O direito parece que ainda está um bocado inchado. A principio o esquerdo estava mais inchado, pelo menos parecia. Espero que isto seja normal. Mariana como ficou a tua situaçao? Tiveste problemas com a protese?
Bjs,
I

Heryka Glins disse...

Olá fiz minha mamoplastia ontem dia 20/08/12 não vejo a hora de poder ir as compras de roupas novas.
Minha mãe me contou que se eu continuar dura como eu estou vou acabar atarofiada como minha avó que tinha os movimentos dos braços limitados quando teve cancer e retirou os seios, isso é verdade?

Lisa disse...

Ola. Pelo que eu vejo, quase todas passaram pelo q eu estou passando.Minha mama esquerda esta mais inchada e tb sinto a protese. Operei ha uma semana. E sinto dor as vezes. Fora q as duas mamas estao super duras. Parecem pedras e qdo me levanto nossa parece q vao estourar...Sera normal isso????

Anónimo disse...

Vejo que todas vcs são recem operadas e estão muito ansiosas
É natural que no início uma fique maior que a outra (isso se deve ao inchaço), as vezes elas ficam com uma forma diferente, amassadinhas, as vezes uma doi mais que outra, uma fica mais alta do que a outra e assim se segue a recuperação!
Importante é seguir as recomendações do seu médico, dormir só de barriga para cima e não largar o sutiã cirurgico sem ordem dele!
Um bom banho, deixando a água morna cair e massagear essas mamas inchadas e duras ajuda muito no processo de melhora!
Uma vez feita a cirurgia , nada de criancices , a única coisa a fazer é esperar o tempo determinado para o resultado final que na maior parte das vezes é de um ano!
Procurem se informar, não dando ouvidos a comentários de uns e outros!

Anónimo disse...

Já vai para dois meses a minha cirurgia de mamoplastia de mama com aumento e as vezes ainda sinto uma dorzinha no músculo da axila ou sem mais nem menos sinto pontadas em uma mama ou outra e tenho a sensibilidade aumentada nos mamilos!
Então prá vocês que fizeram a cirurgia a menos tempo, tudo é normal!
Existe mesmo muito incômodo, que são dores nas costas, nas costelas, inchasso, rouxeões, impossibilidade de muitos movimentos , barriga inchada, o terrível uso constante do sutiã cirurgico...
Passei por isso tudo e tudo passou e o que estou passando agora passará e vcs passarão, umas com mais intensidade outras com menos, afinal é uma cirurgia e nós não sairíamos impunes de alguns sintonas e até consequências , mas nesse caso nada demais, nada insuportável e nada que não passe rápido!
Meus seios?
Estão lindíssimos, por isso , calma meninas, muita calma e controlem a ansiedade!

Abraços!

Anónimo disse...

Meninas , é normal sentir pontadas, repuxões , diferença entre as mamas, mesmo um bom tempo depois da cirurgia e até limitação dos movimentos nos braços!

Quanto as meninas que estão sentindo hipersensibilidade nos mamilos, ajuda muito fazer movimentos circulares na aréola debaixo do chuveiro ao passar o hidrante e quantas vezes se lembrarem até sobre as roupas, seguindo essa recomendação com disciplina com pouco tempo a hipersensibilidade passa ou é reduzida drasticamente!

Façam tudo com calma, sem ansiedade porque todos esses sintomas são normais, esperados, na sua maior parte transitório e o resultado final só com uma ano!

Felicidades queridas!

rose disse...

ola meninas,fiz minha cirugia dia 23/01/13 sinto muita dor ainda do lado direito serà que e normal???

SOMOS LGBT ARARAS disse...

Fiz minha cirurgia dia 21 -02 meus seios estao enomes e super duros, além de dores que as vezes passam outrsa não, quando estou deitada melhoram, mas quando levanto parece que meus seios vão pular para fora de tao contraido que ficaram, sera que demora para desinxar??
Obs, coloquei 500 ml

Anónimo disse...

Eu fiz a minha cirurgia semana passada e embora tenha colocado 200 e pouco ml em cada seio, parece que cada um pesa uma tonelada! =)
Super inchadas, pesadas, duras e aquela sensação de pele a ser puxada e repuxada.

Ainda não me habituei a andar "normal" hehehe, curvo-me para a frente ao andar, o que origina muito gozo aqui em casa =) ; durante o dia vive-se o processo de habituação das novas inquilinas, à noite o deitar e levantar ui ui ui, só de me lembrar perco o sono! Custa, mas já custou mais!

Embora custe, e admito que custa e dói, não me sinto stressada nem ansiosa com os resultados, ainda é muito prematuro, e agora há que dar tempo ao processo de recuperação.

Agora é só esperar pacientemente e fazer tudo o que o médico mandar! Acredito que embora custe agora, brevemente nem me vou lembrar destes momentos menos agradáveis, faz parte.

Anónimo disse...

Estou a pensar fazer mamoplastia de aumento e gostaria, se for possível, que me deixem moradas/nomes de clínicas onde fizeram a cirurgia e que me indiquem o valor das mesmas.

adriana disse...

Olá meu nome é adriana e fiz a cirurgia na sexta feira 15-03=2013 hoje faz dois dias eu não estou sentindo dores e sim muito incômodo devido o inchaço e a dificuldade de me levantar pq preciso sempre de uma ajuda, essa noite dormi sentada com bastante travesseiro nas costa senti menos incômodo pq quando estou deitada na hora q me levanto sinto um peso enorme nos seios por esse motivo a idéia de dormir sentada, estou achando a mama esquerda maior q a direita mais meu médido disse que elas vão igualar,

Anónimo disse...

Fiz aumento de seio e abdominoplastia e lipo dia 27 de março 2013 e sinto incômodos na coluna pois em andar arcada mais do mais esta tudo bem, mais hoje estou mais levantada pois estou fazendo drenagem ajuda muito

Anónimo disse...

Meninas!!
Fiz minha cirurgia há 6 dias e um seio esta maior que o outro.... Seria inchaco?
Meu medico diz que sim e que nem uma mama e igual a outra.... MAs uma cirurgia eu acho que tem que ficar o mais proximo possivel....ele disse que vai igualar mas tenho medo de estar sendo enrrolada.
Alguem teve essa diferença de tamanho inicialmente e depois realmente igualou?

Mariana

Anónimo disse...

Olá meninas
Desde já obrigada por partilharem as vossas experiências - é muito bom ter uma ideia do que se vai passar.
Já tive uma primeira consulta com o Dr. António Conde, mas na altura tive uns imprevistos e nao consegui operar na data. Vou segunda-feira ter outra consulta com ele para poder marcar finalmente a operação que será ainda este mês, penso que antes do dia 20 ( uma vez que vou para fora do país brevemente ).
Vou ser operada no Hospital da Boavista.
Queria tirar algumas dúvidas meninas:

-Após quantos dias o Dr.António Conde opta por tirar os drenos?
-Em quantos dias ficamos suficientemente bem para ir, por exemplo, assistir a um concerto no pavilhão atlântico cheio de gente? (pergunta estranha, mas basicamente queria saber se após 8 dias estou apta para fazer a minha vida relativamente bem, normal..)
-As massagens podem ser feitas por nós sem problema? Ou é mais seguro/melhor por um fisioterapeuta?

Desculpem tantas questões, mas estou realmente curiosa e ansiosa..

Obrigada desde já!
Catarina

Anónimo disse...

Olá Catarina,

Fiz mamoplastia de aumento no dia 28 Maio 2013, com o Dr Nuno Ramos e ainda tenho os seios duros e me custa levantar de manhã. Ainda tenho necessidade de dormir encostada em almofadas e troquei a minha cama pelo sofá da sala que é mais baixo, o que facilita o levantar.
Fiz por via axilar, por detrás do músculo, 290 ml e apesar de muito tensos e ainda com hematomas na zona sub-mamária, os peitos estão lindos e super naturais. Depende muito de pessoa para pessoa, mas só há cerca de 3 dias comecei a sentir melhoria, apesar de ainda durante a noite recorrer a analgésicos.
Os drenos são retirados no dia seguinte pelo médico, a medicação ´com analgésicos, antibióticos e relaxantes musculares é rigorosa nos primeiros 8 dias, pra evitar inflamações e contracturas musculares. A sensação de desconforto demora algum tempo, afinal é a adaptação a um corpo pesado e estranho no seu corpo. Pentear , escovar os dentes, ligar uma ficha na tomada, são simples movimentos que tive que pedir ajuda e ainda peço de vez em quando. Evite se constipar, porque tossir ou espirrar nos primeiros dias é doloroso.
Mas vale a pena todo o esforço, mas não queira ir uma semana depois ver os Bon Jovi lol. Além de passado algumas horas de pé ser muito doloroso e implorares por um encosto cheio de almofadas,qualquer encontrão ou queda poderá deslocar a prótese e pôr em causa o pós operatório. Nesses eventos, com muita gente, tudo pode acontecer e as cotoveladas são frequentes.
Quanto às massagens, pode e deves ser tu mesma a fazer, até porque tu própria depois vais perceber a tua sensibilidade ao toque.
O médico depois explica como são feitos os movimentos.

Boa sorte ;)

Telma Barreto

Anónimo disse...

Olá Catarina,

Fiz mamoplastia de aumento no dia 28 Maio 2013, com o Dr Nuno Ramos e ainda tenho os seios duros e me custa levantar de manhã. Ainda tenho necessidade de dormir encostada em almofadas e troquei a minha cama pelo sofá da sala que é mais baixo, o que facilita o levantar.
Fiz por via axilar, por detrás do músculo, 290 ml e apesar de muito tensos e ainda com hematomas na zona sub-mamária, os peitos estão lindos e super naturais. Depende muito de pessoa para pessoa, mas só há cerca de 3 dias comecei a sentir melhoria, apesar de ainda durante a noite recorrer a analgésicos.
Os drenos são retirados no dia seguinte pelo médico, a medicação ´com analgésicos, antibióticos e relaxantes musculares é rigorosa nos primeiros 8 dias, pra evitar inflamações e contracturas musculares. A sensação de desconforto demora algum tempo, afinal é a adaptação a um corpo pesado e estranho no seu corpo. Pentear , escovar os dentes, ligar uma ficha na tomada, são simples movimentos que tive que pedir ajuda e ainda peço de vez em quando. Evite se constipar, porque tossir ou espirrar nos primeiros dias é doloroso.
Mas vale a pena todo o esforço, mas não queira ir uma semana depois ver os Bon Jovi lol. Além de passado algumas horas de pé ser muito doloroso e implorares por um encosto cheio de almofadas,qualquer encontrão ou queda poderá deslocar a prótese e pôr em causa o pós operatório. Nesses eventos, com muita gente, tudo pode acontecer e as cotoveladas são frequentes.
Quanto às massagens, pode e deves ser tu mesma a fazer, até porque tu própria depois vais perceber a tua sensibilidade ao toque.
O médico depois explica como são feitos os movimentos.

Boa sorte ;)

Telma Barreto

Iana disse...

Fez 15 dias que aumentei a mama.. O lado esquerdo está bem mais inchado que o direito. Sendo que não posso esperar que sejam simétricos, porque mesmo antes de colocar eles não eram. O esquerdo era mais largo e mais caído que o direito e vejo essas mesmas diferenças com as próteses. Mesmo que se eu colocasse uma protese maior que a outra, a diferença seria a mesma, para ficar igual eu teria que cortar pele, e optei por não fazer isso.. Quanto menos cicatriz, melhor. Assinei um contrato e estava ciente de que isso ia acontecer.. Mas se ficar muuuuito diferente, vou ter que corrigir, mas não é o caso. Tá um pouco maior que o outro, vou esperar desinchar mais..

rozinha disse...

Ola ... td nem? Obrigada pelo alerta! Mas estou com uma duvida... quero muito retirar meu implante de silicone e gostaria de saber se sentiu que a mama ficou muito flacida! Obrigada!

Rosane disse...

Olá!
Fiz minha mamoplastia a 1 mês. Foi Sub muscular e ainda sinto dor ao levantar e deitar na cama, dor acima do seio direito, e quando fico com frio, sinto como agulhas nos mamilos. Tudo isso é normal. O fato de estarem duros e um maior que o outro também é normal. Meu médico falou que com 3 meses o inchaço vai embora e os peitos ficam naturais. Coloquei 340 em cada. Prótese importada Natrelle Allergan. Tenho tratado 2 vezes ao dia com creme que foi mandado manipular para não dar estrias. As vezes sinto uma coceira, mas eu a ignoro!! Estarei usando o soutien por mais 1 mês. Ainda não durmo de lado, embora, eu já possa. Sou um pouco insegura,... medo que doa! Quanto a cicatriz, está linda. Passo 2 x ao dia a pomada C KA DERM. (por 2 meses). Tomei Arnica e vitamina C por conta própria.

Rose disse...

Olá
Fiz Mamoplastia de aumento+lipoescultura+lipoenxertia de gluteos há exatamente 27 dias, e acreditem, não consigo sair da frente do espelho, apesar do meu médico falar e afirmar q os resultados definitivos só serão vistos após 3 a 4 meses já me sinto realizada linda e feliz. dores? sinto sim um pouco nos seios, e um grande incomodo nas nadegas, no quadril e na parte externa das coxas, mas considerando o tanto q o processo todo é agressivo acho tudo normal, e diminui a cada dia. Coloquei 435 ml em cada, ficaram lindas, super simétricas e muito naturais, e apalpo todos os dias pra ver se sinto o silicone, mas ñ consigo. as próteses são da marca carioca(SILIMED) e meu médico o melhor de Brasil, recomendo muito, pois já fiz abdominoplastia com ele há cinco anos, tbém ficou perfeita. se alguma de vcs interessarem é Fernando de Napole Azevedo (Goiania-GO) Boa Sorte.

Anónimo disse...

Ola meninas..11 diass siliconada.. Estou amando o reaultado..
Beijoa
Rayra Souza.